(11) 4171-9835
(11) 95224-1175 mensagens

freeinset
comercial@freeinset.com.br

Blog Mensagem

Armadilha Luminosas X Armadilhas Adesivas. Cor amarela afasta ou atrai insetos?

Armadilha Luminosas X Adesivas. Amarela afasta ou atrai insetos?


Fábrica de placas de cola Freeinset para matar moscas, mosquitos e insetos voadores.

Respeitando todas as opiniões, resolvemos nos aprofundar nesta matéria. Este artigo não tem a pretensão de estabelecer um divisor de águas. Mostrar o que é certo ou errado. Ou mesmo ser uma solução para todos os casos e conflitos.

Lembramos que não somos especialistas no assuntos. Estudiosos sim. Mas especialistas não.
Fabricamos armadilhas luminosas e placas de cola (refil adesivo) TOP de mercado, baseados em estudos de nossos parceiros da:

Nos animamos a criar a luminária e o refil adesivo, com qualidade e características que seria facilmente aprovadas em mercados mais regulamentados e exigentes, como o Norte Americano, Gram Bretanha e diversos países Europeus.

Mais recentemente, também fizemos pesquisas nos portais:

Mas aqui vamos nos voltar para nosso quintal, o Brasil.
O que temos de matérias publicadas a este respeito? Bem. Consultando no Youtube e Vimeo, e encontramos muita porcaria e quase nada científico. Então o jeito foi ler. Ler muito sobre esse assunto.
Buscamos e recomendamos a pesquisa a respeito nas universidades brasileiras: UFRJ, USP, UFRGS e FIOCRUZ. Também a EMBRAPA, Promip, Agrolink.

Esperamos que profissionais (como você), mais bem qualificados do que nós,
contribua na comunidade com seus comentários.

1 – Para que servem a Armadilhas Luminosas?

O funcionamento é assim:
Como o próprio nome sugere, é para fazer uma emboscada. Onde variados tipos de insetos são atraídos pela fototropia, luz e raios UV-A. Acabam pousando numa placa de cola pegajosa, não conseguem se desprender e lá morrem. Usadas, normalmente, em ambientes internos.

Para que servem:
Num primeiro momento, para matar os incômodos mosquitos e moscas do ambiente. Mas vai além. Também podem mostrar que tipos de insetos voadores frequentam o lugar. Principalmente quando não tem ninguém por perto vendo. De dia e mais ainda a noite. As pessoas dormindo e eles fazendo a festa!

E as abelhas?
Nós não gostamos da ideia de capturar abelhas. Elas são vitais para nossa própria existência. Por isso, procure ajuda de um profissional para sabe o local estratégico mais adequado para instalar sua armadilha luminosa.

Mata tudo que tipo de inseto?
Não
. Lamentavelmente não. Mas uma boa parte deles, sim. No caso das armadilhas luminosas da Freeinset, os que são atraídos por fototropismo (raios UV-A) e a luminosidade. Também os atraídos pela cor amarela das nossas placas de cola.

Quantas lâmpadas tem que ter?
Depende de um grande conjunto de fatores. Se o local tem paredes, divisórias, pilastras, correntes de ar, luz do sol, trânsito constante de pessoas e máquinas etc. Atente às recomendações da fabricante, de quantos metros quadrados a armadilha luminosa cobre.

Outra informações importantíssima é que as fabricantes normalmente colocam a metragem máxima. Por exemplo: Um ambiente de 110 metros quadrados não é garantia que a nossa luminária de quatro lâmpadas vai ser suficiente. As vezes é muito mais eficiente 2 luminárias de 3 lâmpadas, ou 3 luminária de 2 lâmpadas. Não economize nisso. Seu investimento pode não ser a solução.

Quanto tempo duram as lâmpadas?
A maioria dos fabricantes de lâmpada BL UV-a garantem 4.000 horas. Lembrando que devem ficar 24 horas ligadas todos os dias. O fato de desligar e ligar diminui a vida útil delas.

Depois deste período de 5 a 6 meses, a lâmpada continuará iluminando. Mas não emitirá mais os raios UV-A que atraem os insetos. Perdendo gradativamente sua eficiência.

Também as condições do fornecimento da energia elétrica para a luminária pode prejudicar a durabilidade. Oscilação, estáticas e interrupções são os problemas mas comuns.

Em condições adequadas uma lâmpada tem mantido boa eficiência até 6.000 horas.

Quanto tempo dura placa de cola?
As que nós fabricamos tem garantia de 1 ano. Mas é necessário fazer a inspeção semanal. Quando a área dela estiver com mais de 60% coberta de insetos, precisam ser trocadas. Do contrário, os insetos vivos acabam pousando sobre os já capturados e não colam.

É um produto tão barato que, de fato, não vale a pena economizar com ele.

Além disso, a vigilância sanitária é implacável quanto a isso. Não basta ter uma armadilha luminosa. As lâmpadas tem que estar emitindo raios UV-A e a placa de cola estar em boas condições.

2 – Para que servem as armadilhas adesivas?

O funcionamento é assim:
São placas coloridas penduradas em locais estratégicos para atrair insetos voadores.

Normalmente são usadas em locais aberto, externos. Como: Hortas, viveiros, estufas, currais, chiqueiros, galinheiros, etc.

Elas não utilizam lâmpadas. São as cores amarela e azul que atraem os insetos. Nestas placas/faixas é aplicada uma cola entomológica que captura os insetos voadores. A durabilidade é bem curta e tem que ter um monitoramento efetivo.

Para que servem:
Para matar os mosquitos e moscas do ambiente? Sim e não. Óbvio que vai matar muitos deles. Mas seria muita pretensão competir com a natureza.

O principal objetivo deste tipo de armadilha é fazer o monitoramento de espécies que podem causar danos às plantações ou à criação.

Com base nas amostras colhidas, um bom profissional pode tomar as decisões mais acertadas no controle das pragas.

3 – As cores atraem insetos voadores?

As lâmpadas amarelas repelem insetos? NÃO.
Nós, seres humanos, costumamos enxergar as colorações com comprimento longo de onda. Do mais profundo azul até o vermelho escuro. Já, aqueles insetos que voam não possuem essa capacidade de enxergar toda essa série de comprimentos de onda coloridas, conforme a GE Iluminação ou “GE Lighting”.

Ao contrário disso, muitos insetos voadores enxergam os comprimentos mais curtos de onda, como a luz negra ou ultravioleta e azul. Por isso voam em direção da luz, que sejam capazes de ver, como as luzes brancas ou a luz negra. Portanto a luz amarela apenas não atrai. Se o inseto estiver no ambiente, continuará nos perturbando.
Sugestão de leitura: Clique aqui

Não encontramos material, com comprovação científica, que lâmpadas de cor amarela repelem inseto. Apenas não atraem. Para elas serem eficientes todas as lâmpadas teriam que ser amarelas.
Quem sabe você pode nos ajudar, postando nos comentários indicações de publicações confiáveis que tratam desse assunto.

A placas amarela ou azul atraem insetos? SIM.

Diferentemente das lâmpadas, a literatura mundial a respeito das cores de placas adesivas são bem generosas. A comprovação científica da sua atratividade, também.
Sugestão de leitura: Clique aqui

Largamente utilizadas as cores amarela e azul, aplicadas a cola entomológica sobre ela, são super eficientes no monitoramento de pragas.

4 – Consigo acabar com as moscas com as armadilhas?

NÃO. Mas controlar as infestações, em ambientes internos, sim!

Mais uma vez alertamos que as milhares de postagens na internet podem ser perigosas ou somente engraçadas.
Mas tem bons materiais que ajudam a se livrar desses insetos nojentos.

Pra começar, você precisa conhecer suas “inimigas”. Temos um bom artigo que vai te ajudar muito. Moscas domestica – Como se reproduzem

Armadilha luminosa não são as suas maiores aliadas. Mesmo pegando bastantes moscas, nem todas são atraídas pela luminosidade ou raios utravioletas (UV). Outras são tão grandes e fortes que acabam se soltando da cola.

5 – As soluções caseiras funcionam?

Sim. Mas…
Aqui precisa ser lembrado que os vídeos abundantes nas redes sociais tratam de soluções para os casos particulares de quem postou. Na maioria dos casos são apresentadas “soluções” sem as devidas comprovações dos resultados. Pode ser que pra quem postou tenha tido efeito positivo, mas para seu caso, será que vai ser bom?

Tome muito cuidado com os componentes das “formulas mágicas” apresentadas como solução. Pode resolver um problema e criar outro ainda maior.

Vou citar dois exemplos:

“O sujeito publicou um vídeo onde dizia pra colocar perto do chiqueiro uma bandeja com água e vários produtos e uma colher de cloro. No centro um montinho de esterco. De fato capturou muitas moscas. Só que acabou matando vários passarinhos que foram beber ‘água’ ou comer os insetos.”

“Fez uma solução mágica com várias coisas e querosene. Aplicou sobre sua horta. Três dias depois as folhas estava todas amarelada…”

Intoxicação e até morte de animais de estimação e pessoas idosas, é muito mais comum do que é publicado nestas postagens “milagrosas”.

Uma das maneiras mais eficientes de acabar com as moscas e mosquitos e limpar as paredes, móveis e mesas com água sanitária. Ela mata as larvas de insetos ao eclodirem e, aos poucos, a infestação fica controlada. Só que… tinha que ter um “mas…”! Pois é. A água sanitária é tóxica e tem pessoas que são alérgicas. Nosso cliente, uma casa de repouso, teve sérios problemas até descobrir que a água sanitária era a vilã da história.

Não é uma dica que serve pra todos os caso, mas existem armadilhas caseira bem interessantes. Feitas com garrafas PET. Só tome cuidado para não usar produtos químicos, como querosene ou cloro.

Sugestão de leitura:
Como acabar com moscas com receitas caseiras   ou   Receita de papel pega moscas e insetos voadores caseiro

NOSSAS RECOMENDAÇÕES

  • Não faça o que te der na “telha” ou o que postagens “milagrosas” te recomendam. Tenha muita Cautela !
  • Leia este artigo “Moscas domestica – Como se reproduzem” e vai perceber que spray e raquetes não passam de um belo divertimento para as moscas. Tem efeito temporário e curto.
  • Acima de tudo: Chame um profissional especializado. Ele vai analisar vários aspectos do “problema” e apontar uma solução segura e duradoura. Certamente mais barata do que um tratamento médico ou a perda de quem amomamos (pessoas e animais domésticos).

Alguns artigos em Português:

Seus comentários, crítica e sugestões são sempre bem vindos

Contribua com seus conhecimentos nos comentários abaixo. Sem links ocultos ou propagandas. Por favor!

Lembre-se de citar os número(s) do tópico que está comentando.

_
_
_
Autoria:
Equipes da Freeinset e colaboradores.

Comentário (1)

  1. jorgedoecommerce 27/02/2018 at 10:34

    Parabéns !!!
    Tanto este artigo como de Como as Moscas se Reproduzem, me ajudaram a entender mais sobre meu problema aqui no sitio.
    Também não sou especialista. Acho que sozinho não vou conseguir. Vou seguir a recomendação e procurar uma dedetizadora aqui perto!
    Obrigado !

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
1
Dúvida?
Olá !
Como posso ajudar?*